-
Arquitetos: XVW architectuur
- Área: 8320 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Stijn Brakkee, Isabelle Nabuurs
-
Fabricantes: Aluprof, Huber, Huber system, Kingspan Insulated Panels, Metadecor, Rutolux
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório XVW Architectuur concluiu o projeto de um estacionamento comunitário incorporando a um centro de saúde em Buiksloterham, no norte de Amsterdã. Buiksloterham é uma região de trabalho e moradia que passa por um acelerado desenvolvimento que se estende pela antiga orla marítima industrial. O novo edifício responde a este espírito de vanguarda com seu exterior geométrico elegante e qualidade de marco que cria uma sensação de chegada ao bairro. O estacionamento é parte de um plano diretor elaborado pelo Studio Nine Dots para a incorporadora Alliantie. Ao concentrar o estacionamento no bairro, as ruas locais são liberadas de veículos estacionários, permitindo que os mercados de alimentos, entre outras atividades cívicas, se espalhem pela via pública.
Esta abordagem menos convencional e mais flexível do projeto urbano é encabeçada pelos moradores e se concentra nas oportunidades para a construção de casas próprias, um aporte para habitação social e unidades de trabalho/casa. Atrair tanto coletivos quanto pequenos desenvolvedores é a chave desta visão inclusiva para Buikslotrham. O Estacionamento Comunitário A1 é o primeiro de dois estacionamentos na região projetados por XVW Architectuur. Quando o projeto estiver concluído, estes formarão o que os arquitetos descrevem como "dois apoios que delimitam o desenvolvimento do lado leste e oeste". Juntos eles proporcionarão todo o espaço de estacionamento necessário para a comunidade local. O Estacionamento Comunitário Parkeergarage A1 tem 250 vagas.
Como um estábulo de cavalos, o edifício é um lugar onde os motoristas acessam seus veículos quando necessário, em vez de estacionar na rua em frente a suas casas. O projeto do Parkeergarage A1 teve que responder à questão de como este edifício de infra-estrutura de transporte poderia encontrar seu devido lugar na vizinhança. Como um estacionamento se relaciona com as casas e apartamentos construídos ao seu lado? A qualidade distintiva das elevações diagonais de malha de aço da Parkeergarage A1 lida com esta questão fazendo com que ele se pareça menos com um estacionamento em si e mais com uma entrada para o bairro. O padrão em relevo da fachada capta a luz e anima sua forma de maneira a quebrar o volume do edifício enquanto se relaciona com o passado industrial de seu contexto e suas tipologias particulares de construção, como os galpões sem sinalização que dão pouca indicação do que está contido neles.
Xander Vermeulen Windsant diz: "Nosso projeto cobriu o estacionamento com uma pele que não nega a função de estacionamento, mas a abstrai. Somente de perto você vê o piso do estacionamento através da perfuração dos painéis da fachada. Isto permite que o edifício tenha um papel além do estacionamento e seja interpretado mais como porta de entrada para seu bairro". A fachada e a pintura personalizada - fosca mas ainda refletindo a luz - dão ao estacionamento uma aparência de camaleão. Ela reage à cor e à luz na área e muda de tom conforme se caminha ou se passa de carro por ela.
No nível da rua, o revestimento de ripas de madeira cria uma interface mais quente, tátil e mais humana. O acabamento natural da madeira contrasta com a arquitetura de aço mais fria e elegante acima. No térreo, o edifício abriga um centro de saúde, exemplar de um novo fenômeno que vê os projetos de infra-estrutura cada vez mais fornecerem valor social, servindo suas comunidades de uma forma mais ampla.